sexta-feira, 27 de junho de 2014


FLORESTAS PAMPEANAS * AVIFAUNA PAMPEANA
ECOLOGIA FLORESTAL~DINÂMICA DE POPULAÇÕES
CRACIDAE-Penelope obscura (jácu, jacú, jacuaçu)


Grupo familiar de Jácu, acompanhado por nós nos últimos meses: SET 13/JUN 14-  aqui nas Matas do Complexo Florestal do Chasqueiro-Arroio Grande/RS. Neste período pudemos compreender e conhecer hábitos alimentares: forrageamento, frugivorismo, as relações interespecíficas chaves, na relação ave&planta ( estratos da mata, formas de vida vegetal, fenologia), o deslocamento do grupo pelo território por eles ocupado, aspectos de seu comportamento social, (vocalizações: gritos, chamadas e cantorias, "alarmes de perigo" por eles disparado quando tem seu território invadido, e movimentações estranhas em seu Habitat.), a reunião do grupo ao final do dia para encontrar local para pernoite, geralmente os mesmos locais, caso ainda estejam seguros dentro do território. O Nervosismo e inquietação demonstrado através de cantos e chamados fortes e contínuos até a escolha do local definitivo para o pernoite. 


***


CRACIDAE-Penelope obscura (jácu, jacú, jacuaçu); esta espécie demonstra cuidado parental muito acentuado, ou seja, entre os pais que investem principalmente na sobrevivência e longevidade de sua prole, tendem a preparar seus filhotes para a competição por alimento. Verdadeiramente educam seus filhotes a viverem e explorarem os recursos alimentares disponíveis em seu habitat. Nestas fotos um dos pais mostra e coleta um fruto de Psidium cattleianum (araça) e da a um dos filhotes.

Complexo Florestal do Chasqueiro-Arroio Grande/RS
CONHECER PARA CONSERVAR&PRESERVAR
Foto:Schlee-NCN/GEAN
***



CRACIDAE-Penelope obscura (jácu, jacú, jacuaçu); esta espécie demonstra cuidado parental muito acentuado, ou seja, entre os pais que investem principalmente na sobrevivência e longevidade de sua prole, tendem a preparar seus filhotes para a competição por alimento. Verdadeiramente educam seus filhotes a viverem e explorarem os recursos alimentares disponíveis em seu habitat. Nestas fotos um dos pais mostra e coleta um fruto de Leandra australis( Melastomataceae) e da a um dos filhotes.
Complexo Florestal do Chasqueiro-Arroio Grande/RS
CONHECER PARA CONSERVAR&PRESERVAR
Foto:Schlee-NCN/GEAN
***



Nenhum comentário:

Postar um comentário