ECOLOGIA FLORESTAL~CERVIDAE
FLORESTAS PAMPEANAS~FAUNA INTRODUZIDA NO PAMPA
Artiodactyla-Cervidae-Cervinae
Axis axis
O Cervo Axis ou chital, é um cervídeo nativo das florestas da Índia, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh, Butão, e em menor número, Paquistão. Foi introduzido em várias partes do mundo, principalmente em regiões da Austrália, Estados Unidos, Argentina e Uruguay.
FLORESTAS PAMPEANAS * Cine 40's Selvagens *
CERVIDAE-Axis axis (cervo Axis)
Complexo Florestal do Chasqueiro-Arroio Grande/RS
CONHECER PARA CONSERVAR&PRESERVAR
Ponto 10.25- 24 janeiro 2015 (06hs14)
A espécie Exótica: Axis axis ( Chital, cervo-axis) foi introduzida no continente americano no início do século passado, principalmente em fazendas de caça na Argentina e no Uruguay. E desde então se estabeleceu e vem aumentado sua Área de Distribuição em todo extremo Sul americano, no cone sul se faz presente na Argentina, Uruguay e Rio Grande do Sul/Brasil.
O primeiro registro em publicação científica da espécie para o Brasil foi realizado por Jonas Sponchiado, Gereuza L. Melo e Nilton C. Cárceres (2009) para o Parque do Espinilho/RS-http://www.biotaneotropica.org.br/v11n3/pt/fullpaper?bn00611032011+en
Em nossa Biorregião a espécie se encontra distribuída em toda a região de fronteira entre Brasil/Uruguay, departamentos de Rocha e Treinta yTres no Uruguay. Em meados da década de setenta/oitenta foi introduzido indivíduos da espécie Axis axis em uma Fazenda no município do Herval/RS, para um futuro projeto de Fazenda de caça nos moldes das fazendas argentinas e uruguaias, vindo a fracassar o projeto alguns indivíduos se estabeleceram na biorregião com sucesso, porém sem registros recentes.
No município de Arroio Grande, na biorregião da Planície Costeira, costa do Arroio Grande, em fragmento de mata ciliar a espécie foi fotografada em armadilhamento fotográfico em 2007 em estudos do amigo e colega, o Veterinário e Ecólogo José Bonifácio Soares(GEAN), informação pessoal.
Agora no mês de Janeiro de 2015 no levantamento da Fauna do Complexo Florestal do Chasqueiro-Arroio Grande/RS, para nossa surpresa aparece nas filmagens, este indivíduo macho, jovem de Axis axis, sadio magnífico explorando o Chasqueiro. Fato impressionante devido ao fato de ser uma área com grande pressão de caça no entorno e no Chasqueiro. Porém ele conseguiu furar o cerco e se estabelecer, e fazer-se presente. Após este dia já encontrei fezes e pegadas dele na região. Esta nova espécie que se apresenta no Chasqueiro só aumenta nossa responsabilidade e trabalho na Conservação e Preservação do patrimônio Ambiental de nossa Biorregião, no estudo e na tentativa de compreensão dessa dinâmica natural que se faz presente em pleno século 21. Migração de cervídeos, estabelecimento de uma nova espécie no Bioma Pampa, assim como fizeram o Javali (Sus scrofa) a Lebre (Lepus europaeus) e tantas outras espécies de todas as Classes introduzidas pelo homem na América.
A natureza não da a mínima para o homem, para suas ações antropocêntricas e egoístas de manejo da biodiversidade, ela a Vida a Natureza sempre encontra uma maneira de subverter, reorganizar perpetuar-se ....adaptar-se a todos os ambientes.
A natureza não da a mínima para o homem, para suas ações antropocêntricas e egoístas de manejo da biodiversidade, ela a Vida a Natureza sempre encontra uma maneira de subverter, reorganizar perpetuar-se ....adaptar-se a todos os ambientes.
Continuaremos nas pesquisas e monitoramento da espécie em nossa Biorregião
Para uma melhor compreensão da dinâmica de deslocamento, colonização e estabelecimento da espécie Axis axis no cone sul, apresento este mapa elaborado por Sponchiado, J. et al.(2011), onde acrescento em verde os pontos referentes ao Chasqueiro, na serra, e Costa do Arroio Grande (planície costeira), biorregiões de Arroio Grande/RS.
http://www.biotaneotropica.org.br/v11n3/pt/fullpaper?bn00611032011+en
***
COMPARTILHAR O CONHECIMENTO PARA CONSERVAR & PRESERVAR A BIODIVERSIDADE
FLORESTAS PAMPEANAS
BIOMA PAMPA +
_/\_
Excelente matéria, lindas fotos!
ResponderExcluirParabéns.