domingo, 13 de dezembro de 2015

FLORESTAS PAMPEANAS * ANCESTROS


       A nação Minuano/Guenoa:
      
É com grande alegria que viemos convidar a todos amigos de coração verde a conhecerem o livro: 80 Minuanos para Carlota Joaquina- A nação Minuano/Guenoa: História Documentada Pelos Colonizadores no Pampa Riograndense e Uruguaio; de Claudio Corrêa Pereira.

***
***

O Pampa o homem e sua cultura se fundem num só Vento......numa só primavera chuvosa e ventosa.....num bárbaro vento Minuano que nos envolve e revolve com o cheiro da Lagoa Mirim....pai o vento tem cheiro da Lagoa.....e agora no vento não é somente o cheiro mas também o clamor e ecos de uma raça que resiste e insiste em manter-se Viva!!! Ecos a emergir dos Toldos, das lanças de seus caciques cravada no ventre de nossa terra no nosso sangue mestiço multicultural ancestral. Com uma dedicação, conhecimento, paciência e paixão de um guerreiro Claudio dá voz e Vida novamente a uma Raça que nos permitiu ser o que somos: Gauchos, não como estereótipo caricatura, mas como unidade povo- Raça... paisanos do lado de cá e do lado de lá de uma terra só atemporal que nasceu nas Tolderias, do ventre cor de bronze. No choro que perseguiu o tempo que viaja...no vento...no frio na memória.

Cerrito na várzea da Lagoa Mirim.
***
" Sua cor americano ou de bronze; seu cabelo negro, grosso e comprido um pouco cortado pela frente; a barba muito escassa e somente a têm no lábio superior formando bigodes compridos e muito poucos no cavanhaque ou barba. Os olhos negros algum tanto oblíquos e não tão pequenos como se ponderam. A cara é mais bem comprida que larga, a parte inferior do rosto estreito ( e largas as espaldas); a frente não muito pequena; os dentes bem conservados e muito iguais; a boca e lábios regulares, nariz um pouco aquilino; pés e mãos pequenos. Em uma palavra, nada têm de monstruoso nem deforme os homens primitivos do país que ocupamos e que eram os verdadeiros donos desta campanha. Dámaso Antonio Larrañaga-2 fevereiro 1813"

Para maiores informações e encomenda do livro:
claudio.cp@bol.com.br

Leia mais em: 


*~*~*
COMPARTILHAR O CONHECIMENTO PARA CONSERVAR & PRESERVAR A BIODIVERSIDADE
FLORESTAS PAMPEANAS
BIOMA PAMPA +


_/\_


Nenhum comentário:

Postar um comentário