sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

FLORESTAS PAMPEANAS * BIOMA PAMPA+
PLANÍCIE COSTEIRA SUL-PONTA ALEGRE II, Arroio Grande/RS
        Planície Costeira Sul, Área de Formações Pioneiras, Bioma de Restinga, biorregião denominada de Ponta Alegre, no município de Arroio Grande/RS . Panorâmica da "curva do arroio" no Arroio Grande, uma de suas curvas e meandros pela planície,  no curso rumo a sua desembocadura na Lagoa Mirim. 
         Nesta localidade, na "curva do Arroio" se localiza esta antiga Estancia/Fazenda, hoje uma Tapera abandonada como uma miragem no Pampa. Mas quando eu a conheci a cerca de 22 anos atrás, quando residi e morei no vizindário, ela ainda era ativa, viva, estava em funcionamento com gente e pecuária de corte. Seo Jorge e família, residiam ali, ele como capataz e responsável pelo funcionamento da fazenda; ...muito comprei leite ali para salvar uma terneira guaxa que criava...que salvei graças a boa vontade deles ao me vender o leite...
           Imagem de satélite, que mostra a curva do Arroio Grande, o complexo da casa e construções de alvenaria da fazenda, e o mega canal de drenagem e escoamento que fere a paisagem.


FLORESTAS PAMPEANAS * TAPERAS & COBIJOS









      As marcas da Estancia, gravadas no piso da calçada da casa, hoje refletem signos oníricos de um tempo que se foi, gerações de suor, sangue e sonhos, tempo recém nascido morto, o que terá sido e o que foi hoje pertencem ao imaginário da biorregião. As transformações ocorridas na sua Gente, na economia, produção e uso do ambiente geraram êxodo, agronegócio e  alterações drásticas no ecossistema.





     As alterações ecossistêmicas geraram uma paisagem como uma miragem, uma supra realidade,... o mato da ponta alegre esta lá mas é como se não estivesse; o arroio grande corre lento assoreado em meandros, mas é como se não estivesse lá; o mega canal de drenagem/escoamento de suas águas, de suas cheias e transbordamentos, a ferida que drena a ganância de um pouco mais, um pouco mais de área plantada, um pouco mais e mais ... também é como se não estivesse lá, compõem uma miragem...como esta foto, um grão de realidade na eternidade da paisagem...do Pampa.
***
  
COMPARTILHAR O CONHECIMENTO PARA PRESERVAR E CONSERVAR!
_/\_





*

Nenhum comentário:

Postar um comentário